• mondonipress

Ballet Evelyn: dos palcos e festivais ao mundo virtual


Meu nome é Evelyn Agabiti Esteves, mas muito me conhecem no meio artístico como Evelyn Agabiti. Tenho 66 anos, dos quais boa parte deles me dediquei à dança e à arte.


Minha família era simples de origem italiana, muito trabalhadores e adoravam festa, culinária música e dança.


Minha infância foi cercada pela espontaneidade familiar e as aulas de ballet incentivadas desde muito cedo. Aos 7 anos, ingressei na Escola de Bailados da Prefeitura de São Paulo, anexa ao Theatro Municipal da cidade. Foram anos intensos de formação entregues às mãos de grandes mestres da história da dança no Brasil como: Mozart Xavier, Norma Mazzela, Joshey Leão, Aracy Evans e Marília Franco.


Formada aos 15 anos, comecei a dar aulas em Escolas e Conservatórios e aos 20 anos fundei o Ballet Evelyn, em 1974. Partindo de um começo acanhado e literalmente do zero, em poucos anos troquei de endereço três vezes para atender a necessidade de crescimento, demanda e consolidação da marca.


Em 1980, a Escola trocou de endereço para um amplo espaço com salas de aulas que receberam por 17 anos gerações de alunos que encaravam a dança com amor, comprometimento e imensa alegria.


Neste período, os Festivais de dança estavam despontando e com a criação do Grupo Experimental de Dança Evelyn ganhamos respeito e admiração no meio artístico da dança. Com muitos trabalhos premiados e com minhas criações coreográficas admiradas, a Escola foi considerada entre as melhores do Brasil por Ismael Guiser, bailarino e jurado consagrado.


Como diretora, sempre tive a meta de formar bailarinos pensantes e criativos e venho conseguido, através da insistência em não ceder aos apelos fáceis, me manter na essência do propósito.


Em 1997, a Escola mudou para um prédio próprio, construído para atender de maneira profissional e acolhedora praticantes de dança.


Nesta trajetória oferecemos aos nossos alunos o desenvolvimento do bom gosto. Os temas deliciosamente elaborados para os Espetáculos de Gala abordam criações inéditas ou releituras de grandes obras, através de um olhar próprio e nacional. As pesquisas e escolhas musicais, além do clássico, procuram valorizar grandes compositores e intérpretes brasileiros. Com isso criamos apresentações únicas, com identidade própria, pautadas na excelência de escolhas e na participação criativa e efetiva de todos envolvidos.


No decorrer de 45 anos de existência como Escola, passei por momentos econômicos e políticos inacreditáveis, mas nada se compara à Pandemia de 2020.


Em poucos instantes tive de mudar totalmente os formatos de ensino antes aplicados.

Eu, tão resistente à tecnologia, tive de me abraçar a ela como a um bote salva vidas e rapidamente me conectar com os alunos.


Nossa! Acho que nada foi tão desafiador!!!!

Mas descobri um novo mundo para a dança.


A distância, na verdade, nos tornou mais próximos e extremamente íntimos. Extremamente cúmplices!!!!!


Além de abrirmos nossas portas para a aula online, abrimos imensas janelas para o entendimento individual de cada um, para a motivação necessária em cada dia e para a percepção de cada momento. A distância é apenas uma questão geográfica .... a proximidade agora, é muito maior.


É claro que estamos sentindo falta dos encontros presenciais, dos abraços, de dividir guloseimas e cochichos. Do espaço, do chão e das barras alinhadas. Estamos sentindo falta dos espelhos e de seguir os mais dotados por osmose….Mas reagimos e continuamos inspirados e inspiradores, nos adaptando com calma e criativamente ao “novo mundo”.


Estamos num grande momento de reflexão e a dança mais que nunca torna-se o fio condutor para novas descobertas e entendimentos. Explorar a imaginação e praticar saudavelmente tudo que a arte pode oferecer é o caminho para o enfrentamento.

Meu objetivo maior agora é tornar nossa comunidade interativa e participativa e manter-nos felizes e dançantes, superando limitações e evoluindo.


A Gala Virtual 2020 será nossa primeira experiência neste formato. Todos estão envolvidos e conscientes que estamos refazendo nossa história, porque nada mais será como antes....mas pode ser diferente e muito bom, quem sabe melhor?


Gala virtual 2020 – “Ballet Evelyn”, ano I.


0 visualização

Rua 3 Mosqueteiros, 110 - São Bernardo do Campo - Telefone: (11) 4368.7690 E-mail: balletevelyn@gmail.com